August 3, 2018

O trabalho e o trevo da sorte

Se você tem vivido uma relação com a palavra TRABALHO por vezes sem gosto, sem brilho ou até mesmo tensa e desgastante, vamos conversar um pouco e mudar esta perspectiva e seu conceito desta atividade semanal chamada TRABALHO. Ou ainda se a sua relação já está satisfatória, parabéns, te convido a fortalece-la ainda mais com a leitura do artigo “O Trabalho e o Trevo da Sorte”.

Pense nisto: Quando você acorda pela manhã você diz “Estou indo Trabalhar!” com entusiasmo, com seu corpo vibrando com as energias que seu emprego / trabalho lhe proporcionam.

Trabalhar é absolutamente maravilhoso!

Vamos pensar juntos em tudo que seu trabalho já o ajudou a conquistar. Sim, o trabalho é um meio para muitas de nossas conquistas. Eu mesma fico realmente agradecida e emocionada pelo meu trabalho.

Respondam francamente:

– Seu trabalho é o meio com o qual você pode dar melhores condições de formação educacional ao seu filho?

– Com seu trabalho você conseguiu adquirir bens como carro e moradia?

– O seu trabalho proporcionou e proporciona que você possa estabelecer e construir relacionamentos fantásticos?

Afinal bens são conquistas, mas não são as COISAS que realmente nos fazem felizes!  Em tempos tão desafiantes como estes que estamos vivendo, com altos índices de desempregos, empresas baixando as portas, isto chega a ser uma boa notícia! Se não são as coisas que o trabalho nos proporciona que nos fazem felizes, o quê então?

O trabalho é FONTE DE VIDA e deve proporcionar-nos uma forte sensação de utilidade, de desenvolvimento pessoal  e de desenvolvimento dos profissionais que se relacionam conosco!

Assim o sucesso profissional, o prazer em trabalhar, está muito relacionado a meu ver aos seguintes pontos:

  • realização pessoal
  • fazer a diferença
  • ser respeitado e valorizado pelas nossas realizações
  • ter a oportunidade de desenvolvimento contínuo
  • ser desafiado
  • paixão pelo que se faz

Daí a importância de tornar este ambiente cada vez mais saudável. O ambiente profissional deverá ser pautado por relações éticas, com foco no respeito ao ser humano! De tal maneira que cada vez mais profissionais possam vivenciar o  trabalho e suas relações de maneira mais positiva.

Quantas vezes você já escutou a seguinte frase:

“Faça aquilo que você goste e não terá de trabalhar um único dia!”

Eu vivo esta frase!

Eu escolho não esperar  a sexta-feira chegar para ser feliz!  Sim, amo a sexta-feira. Amo também a segunda-feira e os demais dias da semana! Eles representam a oportunidade que o universo me oferece para realizar minha MISSÃO, para transformar minhas atitudes de maneira a impactar positivamente naqueles que se relacionam comigo neste ambiente profissional.

Eu acredito que para que seu trabalho o faça feliz ele deve oferecer-lhe a oportunidade de experimentar algumas sensações e algumas competências com isto você poderá redimensionar seu olhar e suas atitudes perante a palavra trabalho, ao ambiente de trabalho e nas relações estabelecidas neste ambiente.

Eu tenho um trevo de sorte! Para que um trevo seja da sorte ele necessita ter quatro folhas.  Alguns até dizem que tenho sorte. Algo que acredito fortemente, partindo da definição de sorte como a entendo:

PREPARO + OPORTUNIDADE = SORTE

Qualquer um de nós pode ter seu trevo da
sorte para seu trabalho.

Bom vamos ao trevo de quatro folhas, o meu  trevo da sorte no trabalho que estou feliz em poder compartilhar com vocês.Já perdi a conta de quantas vezes iniciei uma palestra pensando: “Uau!! Estou aqui para fazer o que amo, vou me divertir, vou compartilhar conhecimentos e experiências, vou aprender e deixar o meu legado!! Fico até arrepiada.”

Significado

A primeira folha de meu trevo da sorte é Significado.

E o quê é Significado?  A busca por um significado é uma das motivações mais primitivas de um profissional. É buscar e encontrar prazer em seu trabalho diariamente, mesmo diante das situações mais desafiadoras que lhe forem apresentadas.

Encontre significado para o trabalho!

Permita-me  exemplificar um pouco mais: o meu significado para o trabalho é que ele deve me fazer crescer. Eu preciso sentir-me em evolução e revolução constantes. Assim meu trabalho perfeito é aquele que me permite olhar para vida e sentir que estou me tornando uma pessoa melhor. Sentir que estou também ajudando outras pessoas a se tronarem melhores!

Significado é o motivo. Aquilo que te faz produzir, oferecer o que há de melhor em você, mesmo quando as condições não são as mais favoráveis.

Pergunte-se: “qual é meu motivo para levantar-me da cama de manhã e empolgadamente pensar: “estou indo trabalhar!”

Eu pessoalmente posso lhes apresentar  alguns dos meus motivos: minha família é um forte motivo. O desejo sincero e profundo de ser referência para minhas filhas de que trabalhar tem de ser divertido, que trabalhar é uma das fontes de vida e uma maneira digna de alcançarmos nossos sonhos.

Quando você realiza algo que tem significado isto lhe enche a alma de alegria.

Nestes 15 anos de carreira sinto diariamente minha alma repleta desta emoção ao perceber-me impactando de maneira positiva na vida de tantas pessoas,

Um bom exercício na busca de significado é fazer mais daquilo que te deixa feliz! Quando ampliamos isto para além do ambiente organizacional, nos tornamos pessoas melhores, e consequentemente, profissionais melhores!

Pergunte-se: “Quais atividades você pode incluir na semana para tornar os 7 dias agradáveis?”

Capacidade de Maravilhar-se

A segunda folha de meu  trevo da sorte é a capacidade de maravilhar-me.

Há 15 anos, desde que me decidi a impactar nas vidas pessoas, todos os dias salto da cama e coloco meu Estado Mental direcionado para preparar ou encontrar as situações mais produtivas e inspiradoras do meu dia, da minha semana de trabalho.

Assim, independente do cenário, eu me maravilho em Palestrar, em compartilhar e até mesmo em realizar um mesmo tema 10x seguido, pois a cada turma, a cada novo encontro, eu tenho a oportunidade de ver as coisas de maneira diferente.

No ambiente corporativo devemos exercitar nossos sentidos para perceber o belo, aquilo que nos fascina, aquilo que pode derrubar qualquer resposta parecida com “Bom dia para quem? Só se for para você!”.

“QUANTO MAIS ESTIVERMOS DESPERTOS E ATENTOS AO INSTANTE PRESENTE, MAIS PODEREMOS NOS MARAVILHAR.” (ROSETTE POLETTI)

A capacidade de maravilhar-se é uma qualidade que devemos desenvolver e para tanto praticar algumas das características abaixo:

  • querer maravilhar-se: identificar como sua vida ficará melhor se você ampliar sua capacidade de maravilhamento!
  • colocar-se em estado de atenção: respirar fundo e (re) conhecer o mundo através de uma olhar extraordinário.
  • abandonar algumas certezas: buscar o (de) novo e com olhos de criança à descobrir o mundo
  • aproveitar mais o caminho, do quê o destino final: quantas vezes você já se preparou para realizar algo e o resultado não foi o mais favorável ou ainda, exatamente o quê você esperava? Se de fato você aproveitou o caminho, saberá como agir quando o destino final se aproximar!

“O SENTIDO DO MARAVILHAMENTO É GARANTIA DE FELICIDADE, POIS SE SOUBERMOS FORÇA-LA UM POUQUINHO, A VIDA NUNCA RECUSARÁ OCASIÕES PARA SE MARAVILHAR.” (GINETTE QUIRION)

Pergunte-se: “tenho me maravilhado simplesmente por estar vivo?”

Maravilhar-se é fazer com que o mundo seja novamente encantador. É assumir novamente aquela parte da infância que nos faz ficar extasiados diante das luzes vibrantes de uma árvore decorada para o Natal!

Contrariar as expectativas negativas

A terceira folha de meu trevo da sorte é a capacidade de contrariar expectativas negativas.

Ao falar em uma semana do trabalho e dedicada ao mesmo, como não se lembrar do momento que estamos inseridos? Sim estamos em tempo de crise!

Empresas repensando suas abordagens produtivas e de relacionamento com o mercado. Meios de comunicação nos bombardeando de informações que mais nos fazem querer interromper a programação do que propriamente contribuir com o aumento da audiência.

Pensemos juntos na seguinte questão:  por que  algumas empresas e/ou profissionais continuam a crescer e se destacar diante de um cenário politico e econômico de insegurança como o que estamos vivendo? Porque estas empresas, estes profissionais contrariam as expectativas negativas. Não aceitam que este cenário determine o seu destino.

São empresas e profissionais que contrariando as expectativas se apresentam com uma atitude positiva, que colocam entusiasmo e paixão em tudo o quê fazem mesmo que os demais ao seu redor demostram atitude pouco vibrante e até mesmo apática quanto a qualquer ação de impacto neste cenário.

Contrariar as expectativas é continuar a sonhar, é ser otimista quando todos ao redor reclamam e não observam uma luz.

“O OTIMISMO – ASSIM COMO A ESPERANÇA – SIGNIFICA TER UMA FORTE EXPECTATIVA DE QUE, GERALMENTE, AS COISAS SÃO BEM APESAR DOS CONTRATEMPOS E FRUSTRAÇÕES.” (DANIEL GOLEMAN)

Aquele que pratica esta capacidade acredita firmemente que as coisas vão ficar bem, pois acreditam também  em sua capacidade de ação e de transformação do meio. Possuem alta capacidade de inovação, ousadia e paixão.

Estes profissionais / empresas vão continuar a se desenvolver, a crescer, independente do cenário. Fazem a escolha de ter o pé na realidade: “o vento mudou, agora basta ajustar as velas!”

Disciplina

E agora, a quarta folha do meu trevo da sorte é a disciplina.

A garantia de continuidade das práticas anteriores: busca de significado, a capacidade de maravilhar-se e a capacidade de contrariar expectativas negativas!

Colocar ordem em seu trabalho para que você possa desmistificar esta palavra e atingir seu nível de excelência Para manter esta disciplina é preciso muita perseverança, ou seja, a certeza de que não vamos desistir diante das dificuldades naturais do percurso, pois estamos almejando um mundo do trabalho repleto de  vida e dignidade.

A disciplina exige de nós vigilância constante! Atenção com o quê importa realmente! Neste momento estamos falando da nossa capacidade de encontrar um olhar ao trabalho, as relações nele estabelecidas, que nos gere sentimentos de prazer em ser você a realizar esta ou aquela tarefa. Que gere a alegria necessária para te fazer sair da cama de manhã com este sorriso vibrante e a energia necessária para movimentar-se e aos que estão ao seu redor.

A disciplina é consequência também da organização. Portanto anote, organize-se para praticar as “folhas” anteriores”. Busque a compreensão de que isto o tornará um profissional realizado com seu trabalho. Um profissional feliz por ser você a realizar as tarefas propostas em sua área de atuação.

Não existem empregos perfeitos, existem tarefas perfeitas para serem realizadas por você! Uma parte de suas tarefas talvez não lhe agrade, mas se na maior parte do tempo você carregar a convicção que para realizar o quê se ama, precisamos também realizar algo necessário, independente se gostamos ou não, as tarefas corriqueiras acontecerão com maior fluidez. . Assim, amo subir ao palco e preciso fazer a gestão estratégica da minha empresa! Faço a segunda para poder fazer a primeira. Simples assim.

Conclusão

Acredito que meu trevo da sorte terá sobre você leitor um impacto de movimento, de energização, de empoderamento, de entusiasmo frente à palavra trabalho! Espero que ele produza efeito similar ao que produz em mim: esta alegria de realizar minhas tarefas e o respeito por todos aqueles que contribuem para que elas aconteçam.

Que “o Trabalho e o Trevo da Sorte” possa ter contribuído para que a palavra TRABALHO possa ser pronunciada em toda sua beleza e plenitude.

Tenho como lema que se posso sair de casa e realizar minhas tarefas de maneira a colocar brilho nos olhos e sorrisos nos lábios daqueles que passam por mim, porque fazer diferente?

E lembre-se:

“QUANDO VOCÊ ESTA TRABALHANDO, O PASSAR DAS HORAS DEVE SOAR COMO UMA MUSICA EXTRAÍDA DE UMA FLAUTA... E O QUE É TRABALHO COM AMOR? É COMO TECER UMA ROUPA COM FIOS QUE VÊM DE CORAÇÃO COMO SE FOSSE O SEU BEM-AMADO A USÁ-LA.”KALIL GIBRAN, O PROFETA

Leitura Recomendada:

As sete leis espirituais do sucesso (Deepak Chopra)
Alimentando suas competências para o sucesso (Cássia Silva e Souza)
O poder do agora (Eckhart Tolle)
Valores para crescer (Esteve Pujol I Pons; Fedra Cutchet Mercader)

Sites recomendados:

www.ted.com.br (site com diversos temas)
https://www.youtube.com/watch?v=Tc_7mWxfNTM (Tony Robbins)

Últimas publicações